quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Casamento por procuração gera direitos a obtenção de vistos?

 


Casamento é assunto corriqueiro desde o início dos tempos, tudo porque,  na verdade trata-se de um instituto de Direito de Familia que tem a função de regular a situação dos nubentes, isto é dos pretendentes ao casamento.   Em  síntese cuidar do patrimônio. Por isso é importante pensar bem na hora de optar pelo regime de bens, mesmo nos casamentos por procuração isto também deve ser determinado já no mandato procuratório.

             O casamento com estrangeiros pode gerar a concessão de vistos e até mesmo de nacionalidade estrtangeira, sendo que a aplicação dos vistos exige que o casamento seja realizado de acordo com as Leis do País onde ele se realizou, podendo ainda o País legislar contrariamente a aceitação de concessção de vistos pelo casamento, quando estes são realizados por procuração. A Inglaterra admite, bem como Portugal e Espanha.

               O mais importante é seguir todos os ritos normais do casamento e cumprir o que determina a Lei brasileira para a execução do mesmo e sendo o casamento será válido. 


 Existem dois tipos de casamento:

 O civil obrigatório  e o religioso obrigatório.
 Existem Países que somente aceitam o casamento civil , como a França por exemplo.
 Já a Grécia e o Irã utilizam o casamento religioso obrigatório.


                Dentre as modalidades do casamento as quais o  Código Civil  brasileiro contempla, em seus artigos,  temos o casamento por procuração.


                A procuração é um instrumento de mandato, ou seja é um contrato, que antecede a outro contrato na maioria das vezes, neste caso o casamento que também é um contrato. Ambos  decorrem de manifestação de vontade, sendo um negócio jurídico lícito.

                Nesse sentido, pode-se afirmar que o casamento por procuração é válido segundo as leis brasileiras .

                  Ao contrário do que se pensa, é um ato jurídico que se realiza com frequência.
 O casamento pode ser realizado com a presença de um dos nubentes ou mesmo sem a presença de ambos.

                  Muitas das vezes os noivos vivem fora do Brasil e querem se casar  por procuração no Brasil por facilitar na aplicação dos vistos.

                 Em geral ocorre quando um dos noivos é estrangeiro, o que não invalida em nada tal ato jurídico.

                  A Procuração deverá ser feita por escritura pública, ou se ja, feita em um notário, um cartório ou no consulado brasileiro onde vive o nubente.

                 No caso do noivo estrangeiro este deverá fazer a procuração em um cartório onde este reside.

               O mandato procuratório tem validade e não pode expirar os 90 dias determinados pela Brasileira.

                       Os noivos deverão também enviar os documentos necessarios exigidos pelo cartório onde irá serealizar o casamento.

               As certidões de nascimento  deverão ser de inteiro teor e no caso de estrangeiro, esta deverá ser chancelada pelo consulado brasileiro.


                Com relação a aceitação dessa modalidade de casamento pelos Paises para obtenção de visto isto varia de `País pra País.. È o que chamamos de 'Lex Locis celebrationis'  As formalidades para o casamento, que inclui o estar ou não estar presente na cerimônia, na celebração do contrato

                 É possível obter um visto de residência no Reino Unido casando com um europeu no Brasil sem precisar estar presente na cerimônia?  Saiba que o casamento por procuração é uma prática super comum, e a legislação brasileira permite que haja esse tipo de casamento, mesmo com a ausência de um dos noivos ou mesmo de ambos.  E o reino Unido admite esta modalidade de casamento.



                Na impossibilidade de comparecimento de um ou ambos os noivos no local e data da realização da cerimônia do casamento civil, o mesmo poderá ser celebrado mediante a presença de procuradores estabelecidos pelos noivos por procuração pública feita em cartório, outorgando poderes especiais ao mandatário, para receber em nome do outorgante, o outro contraente em casamento. Esta procuração poderá ser realizada em qualquer cartório, porém deve ser feita exclusivamente com este fim específico e tem validade máxima de 90 dias.



"Art. 1.542. O casamento pode celebrar-se mediante procuração, por instrumento público, com poderes especiais.



§ 1o A revogação do mandato não necessita chegar ao conhecimento do mandatário; mas, celebrado o casamento sem que o mandatário ou o outro contraente tivessem ciência da revogação, responderá o mandante por perdas e danos.



§ 2o O nubente que não estiver em iminente risco de vida poderá fazer-se representar no casamento nuncupativo.



§ 3o A eficácia do mandato não ultrapassará noventa dias.



§ 4o Só por instrumento público se poderá revogar o mandato."



 Cada noivo deve ter o seu próprio procurador, e não sendo admitido apenas 1 (um) representante para os dois.




                                                                  "...não deve ser admitido que os dois nubentes confiram poderes à mesma pessoa, porque desvirtuaria a natureza do consentimento. A lei não o diz expressamente, mas dela se infere quando menciona texto 'o outro contrante' (...), expressão que é mantida no § 1º do artigo vigente do Código. Se os dois nubentes casarem por procuração, deverão ser dois procuradores." (in Direito civil. São Paulo: Atlas, 2005. v. 6. 5. e. p. 111).


# No próximo artigo trataremos então das novas possibilidades de  união estável entre pessoas do mesmo sexo  com regimes aplicáveis em diversos Países.


Claudia M Vieira















15 comentários:

  1. Bom dia!

    Gostaria de saber sobre casamento por procuração onde o brasil não tem tratado de relação internacional. a exemplo da Argélia, o que poderia me falar sobre eles?
    se fizermos o casamento por procuração mesmo assim tem risco deles não autorizarem o visto, ou eu posso entrar na justiça brasileira pedindo união familiar para conseguir o visto?

    poderia me ajudar? estou perdida ?:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa somente hoje vi esta mensagem , o servidor nao esta me enviando.
      Uma coisa nao tem nada haver com a outra.
      O importante e saber se na Argelia e aceito ocasamento por procuracao.

      Excluir
    2. E mesmo q nao aceite seria uma questao de forma e nao de fundo. portanto sera vaslido o casamento.

      Excluir
  2. Oi. Estou com um grande problema e dúvidas. Viajei a uk para uma visita de família em 2009 e tive minha entrada negada, minha irmã mora lá há anos pois casou com um inglês. Em maio desse ano fiquei na Inglaterra por um mês, fui com minha família e aproveitei e conheci um rapaz que já conversava pela internet. Começamos a namorar. Então pedi um visto de visitante geral, por medo de ter uma entrada negada novamente. E não consegui o visto. Agora eu e meu namorado, estamos pensando em pedir um visto de noivos. Ele vem para o Brasil, ficar um mês comigo, e estamos um pouco com receio de termos o visto negado por eu ter duas situações negativas, e eles acharem que é um relacionamento falso. Temos provas e ele tem todos os documentos necessários, de casa própria, emprego, etc... Qual seria seu conselho? Apenas não queremos mais ficar longe um do outro. Nós amamos. E pensamos em casar, em breve. Para nao termos mais problemas com isso. Obrigado, desde já!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Hj com a oficialização do casamento homo afetivo, a possibilidade de casamento por procuração (brasileiro x inglês) tb eh valida, não? Ja que agora o casamento eh reconhecido..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Inglaterra apesar de nao admitir o casamento por procuração não pode se opor contra o fato de o Pais do outro nubente aceitar... O problema pode ocorrer na aplicacao do visto que deve ser aplicado com muita cautela e com acessoria.

      Excluir
  4. Boa noite!
    Sou brasileira e meu namorado portugues, queremos dar a entrada na conservatoria para podermos casar, eu que preciso saber é que modelo é esta procuracao, se é possivel ser feita no Consulado portugues em Haia ele me passando o direito de resolver sem a presenca dele.
    Aguardo resposta,
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu tambem tenho a mesma duvida de todas a essa perguntas. Eu sou brasileira e meu noivo é canadence, queremos nos casar por procuraçao, aqui no brasil, sera que esse modo eu poderei ter o visto para para ir viver com ele no Canada?

    ResponderExcluir
  6. Ola,a minha situação e a seguinte,sou brasileiro mas tenho cidadania italiana estou morando na inglaterra.estou querendo trazer minha mulher e filha p morarem aki cmg... mas n sou casado no civil ai no brasil c ela, gostaria d saber d passo a passo como funciona, se casamento por procuração vale e etc?

    ResponderExcluir
  7. Ola,a minha situação e a seguinte,sou brasileiro mas tenho cidadania italiana estou morando na inglaterra.estou querendo trazer minha mulher e filha p morarem aki cmg... mas n sou casado no civil ai no brasil c ela, gostaria d saber d passo a passo como funciona, se casamento por procuração vale e etc?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde tenho algumas duvidas tenho namorado peruano e estamos pensando nos casar por procuração porque ele só vai poder vim morar no Brasil no fim de 2017 o que quero saber e se nos nus casar por procuração se ele pode conseguir o visto de permanência ainda estando no peru..

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde tenho algumas duvidas tenho namorado peruano e estamos pensando nos casar por procuração porque ele só vai poder vim morar no Brasil no fim de 2017 o que quero saber e se nos nus casar por procuração se ele pode conseguir o visto de permanência ainda estando no peru..

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Me casei faz um mês com um Britânico por procuracao já estavamos morando aqui na Inglaterra.E eu com meu visto vencido
    Fizemos toda parte burocrática de procuração.
    Ele foi até I Brasil tem tradutora regulamentada
    Minha dúvida é agora como faço pra pedir meu visto? Corro o risco de ser deportada?

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Me casei faz um mês com um Britânico por procuracao já estavamos morando aqui na Inglaterra.E eu com meu visto vencido
    Fizemos toda parte burocrática de procuração.
    Ele foi até I Brasil tem tradutora regulamentada
    Minha dúvida é agora como faço pra pedir meu visto? Corro o risco de ser deportada?

    ResponderExcluir
  12. Olá! Boa noite. Poderia me tirar uma dúvida? Meu noivo mora na Bulgária mas quero ir pra lá casada por isso pensei no casamento por meio de procuração,isso é possível, se for o que é preciso fazer? Obg desde já

    ResponderExcluir